O RH pode ajudar a melhorar a lucratividade da empresa?

O RH pode ajudar a melhorar a lucratividade da empresa?

O RH pode ajudar a melhorar a lucratividade da empresa?

Em um passado relativamente recente o preço de venda era definido pelas empresas como a soma dos custos mais a margem de lucro pretendida. Isto não acontece mais. O preço de venda é definido pelo mercado e a margem de lucro é igual ao preço de venda menos os custos.

O livro “A estratégia do oceano azul”, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne aborda bem este tema. A empresa precisa encontrar meios de sair da competição sangrenta e navegar no mar azul. Mas, fazendo isto não significa que o problema estará resolvido, já que a competição vai tentar copiar suas estratégias. Em resumo, é preciso tentar ficar sempre à frente da competição, e o RH tem um papel de suma importância nisto.

Um RH estratégico pode ajudar a empresa a melhorar sua lucratividade. Considere que você capacitou os funcionários da área de Compras ou de Finanças, por exemplo, a analisar os dados dos gastos, a utilizar estratégias como Category Management ou mesmo Strategic Sourcing. Estas áreas, trabalhando em conjunto, podem definir projetos, priorizá-los e colher os resultados após sua implementação. Os resultados vão impactar diretamente o bottom line ou a linha do lucro líquido na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Treinamentos aplicados que não impactam positivamente a DRE são treinamentos operacionais; treinamentos estratégicos impactam a DRE. A empresa precisa se distanciar da competição sangrenta.

Bem, e como é que se consegue isto? Vamos ver um exemplo com atuação sobre o custo do material comprado. Temos a situação inicial, na qual as vendas líquidas foram de um milhão de Reais, o custo dos produtos vendidos foi de 600.000 Reais, sendo que 300.000 Reais corresponderam ao custo da matéria prima ou componentes comprados. Isto resultou numa margem bruta de 400.000 Reais e, após as deduções das despesas diversas, chegamos ao lucro antes dos impostos de 97.000 Reais.

Agora suponhamos que em função dos treinamentos aplicados e dos projetos definidos foi conseguida uma redução de 5% no custo do material comprado, através de negociação com fornecedores ou mudança dos mesmos. O custo da matéria prima/componentes foi reduzido de 300.000 Reais para 285.000 Reais. Com isto a margem bruta passou para 415.000 reais. Como as despesas não sofreram alterações temos o lucro antes dos impostos crescendo de 97.000 para 112.000 Reais.

Assim, uma redução de 5% no custo da matéria prima/componentes levou a um aumento do lucro em 15%. Isto aparece nos resultados da empresa e o RH aparece para a empresa. Quanto maior for o impacto do custo do material comprado no custo dos produtos vendidos, maior será o impacto no aumento do lucro.

As áreas da empresa que impactam diretamente no resultado da empresa precisam passam a atuar de modo estratégico, abandonando a postura burocrática. E isto é conseguido com o apoio do RH trazendo para a empresa treinamentos que capacitem as pessoas para que tenham uma ação proativa no sentido de melhorar a lucratividade da empresa.

É preciso mudar para ter resultados. Einstein dizia: é insanidade fazer as coisas sempre da mesma maneira e esperar resultados diferentes.

Sucesso!!!

Vladimir de Lima

Nova Didática – soluções para capacitação

Vladimir Lima

1 comentário até agora

O RH pode ajudar a melhorar a lucratividade da empresa? Parte II – Nova Didática Publicado em1:37 pm - ago 13, 2018

[…] um post recentemente publicado abordamos a questão da redução do custo da compra e como ele afeta o resultado da empresa, […]